Técnico em Manutenção Automotiva

técnico em manutenção automotiva

Carga Horária

1320 horas

Duração

18 meses

Próxima turma

Fevereiro

Período

Noturno

O curso técnico de manutenção automotiva tem como objetivo preparar o aluno para:

Realizar diagnósticos, manutenção e instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos;
Avaliar e buscar melhorias quanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo.
Coordenar equipes de mecânicos para diversos tipos de automóveis;
Controlar o registro, seguro e documentação de veículos automotivos.
Capacitar o Técnico em Manutenção Automotiva para atuar em montadoras automotivas, concessionárias e revendas, oficinas mecânicas, indústrias de autopeças e revendas,empresas especializadas em testes automotivos, nas oficinas de reparos e manutenção veicular, empresas de transporte, locadoras e retíficas, companhia de seguros e empresas de inspeção técnica no setor de empresas em geral.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Adicionalmente, pretende-se:
Instrumentalizar o técnico, para que tenha condições de avaliar características de materiais e componentes utilizados no setor automotivo;
Promover condições para leitura e interpretação de projetos, manuais, medições, testes e ensaios;
Disponibilizar técnicas de operação de equipamentos de manutenção veicular que reúnem sistemas mecânicos, eletroeletrônicos e informatizados.
Possibilitar aos alunos da educação profissional, ainda durante seu processo de formação, a vivência de situações que se concretizam, na perspectiva dos futuros empregadores;
Valorizar na educação profissional componentes curriculares relacionados ao desenvolvimento de competências comportamentais;
Promover a adequação do perfil dos alunos às práticas de recrutamento correntes no mercado;
Utilizar metodologia que propicie o desenvolvimento de capacidades para desenvolver problemas novos, comunicar ideias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e representar as regras de convivência democrática;
Desenvolvera educação profissional integrada às diferentes formas de educação ao trabalho, à ciência e à tecnologia e conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva;
Possibilitar o atendimento das necessidades dos trabalhadores na construção de seus itinerários individuais que conduzem a níveis mais elevados de competências profissionais;
Desenvolveras competências profissionais do técnico, através de ação conjunta dos profissionais do mundo do trabalho e profissionais da educação;
Possibilitar a avaliação, reconhecimento e certificação de conhecimento adquiridos na educação profissional, inclusive no trabalho para fins de prosseguimento e conclusão de estudos.

ÁREA DE TRABALHO

Montadoras automotivas; Concessionárias e Revendas; Oficinas mecânicas; empresas de fabricação e comercialização de acessórios e peças para veículos; Companhias de seguros e empresas de inspeção técnica; Segmento de transportes de empresas em geral.

QUEM PODE FAZER?

Estudantes que já tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou que estejam, no mínimo, matriculados a partir da 2º ou 3º série deste. O estudante ainda poderá apresentar certificado de conclusão de ensino médio obtido a partir de Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

FORMAÇÃO INTERMEDIARIA

Módulo I- com terminalidade = 400 horas de teoria-prática, levando o aluno receber a certificação intermediária de Qualificação Profissional de Eletromecânico de Automóveis e a Qualificação Profissional de Instalador de Acessórios Automotivos.

Módulo II – com terminalidade = 400 horas de teoria-prática e 60 horas de estágios supervisionados; levando o aluno a receber a certificação intermediária de Qualificação Profissional de Mecânico de Transmissão Manual Automotiva.

Modulo III – com terminalidade =400 horas de teoria-prática e 60 horas de estágios supervisionados, levando à conclusão do Habilitação técnica de Técnico de Nível Médio em Manutenção Automotiva- Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.

  • Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
  • Aplicar normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial.
  • Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação , na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.
  • Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício.
  • Aplicar métodos, processos e logística de diagnósticos, na produção, instalação e manutenção.
  • Projetar produto, ferramentas, máquinas e equipamentos,utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos.
  • Elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.
  • Aplicar técnicas de medição e ensaios visando à melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.
  • Avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.
  • Desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.
  • Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.
  • Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.
  • Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas.

2 – Competências Específicas

 

  • Conhecer as características dos diversos sistemas e componentes de veículos automotivos,
  • Interpretar catálogos, manuais e tabelas;
  • Organizar o controle da utilização de peças, componentes, equipamentos e ferramentas;
  • Distinguir as características básicas da mecânica de veículos, empregando os conceitos e princípios das diferentes modalidades de construção e montagem;
  • Identificar os defeitos apresentados que afetam a qualidade do funcionamento de veículos e motores;
  • Selecionar e associar técnicas de reparo aos defeitos de funcionamento detectados
  • Avaliar recursos de informática e suas aplicações;
  • Correlacionar às técnicas de serviços de manutenção e reparo em função das características do processo, dos equipamentos e das instalações;
  • Coordenar e dirigir equipes de trabalho;
  • Definir técnicas de amostragem para controle estatístico do processo;
  • Correlacionar às técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos;
  • Correlacionar às características dos instrumentos, máquinas, equipamentos e instalações com as suas aplicações;
  • Analisar a logística, os métodos e os processos de prestação de serviços;
  • Avaliar os recursos de informática e suas aplicações;

Unidades que oferecem este curso

Mais Informações

[recaptcha]

Se interessou pelo curso?

Veja Também