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O GRUPO IEP – Instituto Educacional Profissionalizante – atua ha mais de meio século na área da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo iniciado suas atividades no interior do estado de São Paulo, na cidade de Adamantina.

Missão

“Formar cidadãos responsaveis e capazes de conquistar seu espaço no mundo produtivo”.

Visão

“Consolidar e tornar-se referencia nacional em Cursos Tecnicos de Nivél Médio, com DIFERENCIAIS QUE AJUDEM E FACILITEM a absorção rápida dos profissionais cidadãos pelo mercado de trabalho”.

Valores

- Tradição
- Excelência
- Seriedade
- Competência
- Responsabilidade Social.
O IEP – Instituto Educacional Profissionalizante – atua há mais de meio século na área da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo iniciado suas atividades no interior do estado de São Paulo, na cidade de Adamantina.

No ano de 1999, o Sr. Carlos Roberto Soares, com forte espírito empreendedor e de carreira consolidada no segmento de instituições financeiras, adquiriu os direitos sobre a marca “IEP”, com a aquisição do negócio e transferência da sede escolar para a cidade de Jales, interior de São Paulo. Nos anos de 2004 e 2006, respectivamente, o IEP incorporou mais duas Unidades Escolares próprias nos municípios de Lins, interior de São Paulo e Iturama, Estado de Minas Gerais.

A sede educacional do IEP na cidade de Jales está situada em uma área total de 11.580 m2, com amplas instalações em um prédio de 4.900 m2 de área construída, com capacidade de atendimento a 1.050 alunos distribuídos em 21 salas de aula, 02 Laboratórios de Informática e mais 08 Laboratórios específicos para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Estética, Radiologia, Eletrônica, Eletrotécnica, Química e Açúcar e Álcool. Possui sua Sede Executiva instalada na cidade de Campinas, além de escritórios operacionais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Considerado um dos líderes brasileiros do mercado de cursos técnicos de nível médio, reconhecido pelo forte know-how adquirido, é pioneiro na criação de material didático apostilado próprio. Em 2005, o IEP vislumbrou, com grandes perspectivas de sucesso, um mercado ainda inexplorado na área de cursos técnicos: a implementação de um sistema de ensino (licença) com material didático apostilado exclusivo, que assumisse amplitude nacional pelo suporte diferenciado na formação plena do profissional técnico de nível médio.

Passados 04 anos da fundação da Empresa IEP Franchising – Licenciadora, o IEP Sistema de Ensino possui parcerias para cursos técnicos com Escolas particulares e confessionais de Educação Básica, Educação Profissional, Instituições de Ensino Superior como Centros Universitários e Universidades. Expandiu seu campo de atuação por mais de 30 municípios do interior paulista e nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.

A expressiva qualidade de ensino e o pioneirismo no cenário da educação em todo o território nacional foram reconhecidos em novembro de 2007 e novembro de 2008, quando o IEP Sistema de Ensino foi laureado com o Prêmio Brasileiro da Qualidade Educacional, outorgado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, entidade essa fundada na década de 1950, certificada pelo Ministério da Cultura, Educação e Justiça, e aprovada pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.

Em seguida, recebeu o Prêmio da ABIQUA – Associação Brasileira de Incentivo à Qualidade em 24 de novembro de 2007, durante a 14ª edição do Troféu Incentivo “Prêmio de Qualidade Latino Ibero Americano” com a presença de Instituições de Ensino da América Latina, representadas por Reitores e Diretores.

O IEP Sistema de Ensino atua com posturas baseadas em valores organizacionais nobres, firmados na tradição, excelência, seriedade, competência e nos firmes princípios da responsabilidade social, com qualidade de ensino e de atendimento diferenciados tendo como Missão: “Formar cidadãos responsáveis e capazes de conquistar seu espaço no mundo produtivo”.

O posicionamento empresarial do IEP Sistema de Ensino junto ao mercado visa atuar como um Centro de Ensino Profissionalizante Técnico de Nível Médio, que promove o desenvolvimento dos seus Licenciados, através da concessão do direito de utilização da MARCA E SISTEMA DE ENSINO IEP, com metodologia e treinamentos diferenciados.
 

O projeto educacional IEP é sustentado por 03 pilares:

  • Formação profissional
  • Formação técnica
  • Formação humana


 

Proposta Pedagógica do IEP Sistema de Ensino

  • Habilitar profissionais técnicos de nível médio capazes de contribuir com o desenvolvimento sustentável do país;
  • Desenvolver competências profissionais que resgatem o ser humano como centro do processo educativo, e não do mercado;
  • Ementários e Apostilas envolvendo: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. A proposta prevê estratégias de acompanhamento da execução, possibilitando avaliação durante o processo e correções de rumo;
  • Propiciar formação de qualidade garantindo aos egressos inserção e sucesso no mercado de trabalho;
  • As políticas de avaliação (institucional e do rendimento escolar), de Formação Continuada do Pessoal Escolar e as Propostas Pedagógicas das Escolas terão que enfocar prioritariamente a análise, a discussão, a compreensão e a utilização dos Ementários e das Apostilas.
  • Referenciais como matrizes curriculares foram elaboradas com indicações sucintas do sentido de cada componente/disciplina no currículo com previsão de carga horária e ementas mais do que descritivas, orientadoras e voltadas para o desenvolvimento de competências.

 

Aprendizagem concebida como construção permanente do conhecimento, possibilitando:

  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Ressignificação do trabalho;
  • Sugestões de exercícios visando fixar as competências almejadas. Cuidado pedagógico dos exercícios para que sejam motivadores, agradáveis, lúdicos e estimulantes.

 

ESTRUTURA DO CURSO E DIFERENCIAIS DO IEP SISTEMA DE ENSINO:

- APOSTILAS 

Todas as matérias dos cursos são apresentadas em detalhes, com ilustrações e exemplos, numa forma visual didaticamente adequada ao aluno.

- PLANO DE AULA  

Aos professores é recomendado que busquem direcionar o ensino e principalmente a avaliação da aprendizagem para obtenção das habilidades especificas de cada disciplina.

-CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS   

Os conteúdos programáticos asseguram a interdisciplinaridade, elaborada de acordo com as habilidades, competências e bases tecnológicas, definidas pelas diretrizes curriculares nacionais.

- EXERCÍCIOS E PROJETOS  

A serem implantados pelos docentes ao longo do curso e desenvolvidos pelos próprios discentes, procurando nortear seus estudos para obter a aprendizagem de acordo com o perfil profissional que lhe será requerido.

- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO  

As políticas de avaliação (institucional e do rendimento escolar), de Formação Continuada do Pessoal Escolar e as Propostas Pedagógicas das Escolas terão que enfocar prioritariamente a análise, a discussão, a compreensão e a utilização dos Ementários e das Apostilas.

- MATRIZ CURRICULAR

As referenciais como matrizes curriculares foram elaboradas com indicações sucintas do sentido de cada componente/disciplina no currículo e previsão de carga horária e ementas mais do que descritivas, orientadoras e voltadas para o desenvolvimento de competências.

- MATERIAL DIDÁTICO

Nosso Material Didático é exclusivo e apostilado, é composto de 2, 3 ou 4 módulos para cada curso, em conformidade com os eixos tecnológicos, sendo uma apostila por semestre, elaborada por especialistas, mestres e doutores da UNESP, UNICAMP E USP, e periodicamente passa por um processo de atualização conforme exigências do mercado e alterações na legislação.

As apostilas são específicas para cada Habilitação Profissional, subdivididas em módulos semestrais de 400 horas, sendo proposto diante da necessidade da instituição  no formato em 2 módulos (semestre) para os cursos que contemplam 800 horas (relógio),   no formato de 3 Módulos (semestre) para os cursos que contemplam 1200 horas (relógio)  e   no formato de 4 módulos (semestre) para os cursos que contemplam 1200 horas (aula – 45 minutos).

 

O MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS COM CURSOS TÉCNICOS

Os Cursos Técnicos são cursos que tem como principal objetivo capacitar os alunos para que tenham habilidades práticas e teóricas nas atividades de setor produtivo, sobretudo no ramo industrial. Tem como foco auxiliar seus estudantes para que estes tenham um acesso mais rápido ao mercado de trabalho, se comparado aos cursos de graduação e licenciatura.

Os profissionais formados em um Curso Técnico tem um perfil muito interessante para a indústria. Tal curso é destinado a todos os alunos que concluíram o Ensino Fundamental e desejam uma rápida inserção no mercado de trabalho

Dados da Fundação Getúlio Vargas apontam que de todos os alunos que escolhem um curso técnico, 72% se formam com emprego garantido e para cada ano de estudo o salário de um técnico aumenta 14%. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) existem atualmente no país 185 possibilidades de Cursos Técnicos.

Em uma comparação com dados do IBGE na RMC, os salários mais altos de técnico são para construção civil (R$ 2.117) e mecânica (R$ 2.097). É mais do que o que ganha um nutricionista em começo de carreira (R$ 1.616), por exemplo.

 

CREDENCIAMETO COM PRONATEC E PROGRAMA VENCE

O GRUPO IEP não oferece apenas cursos através da rede de ensino privada, sendo credenciado também com o Governo do Estado de São Paulo pelo Programa Vence e com o Governo Federal por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), oferecendo aos alunos a possibilidade de bolsas de estudo 100% subsidiadas pelo governo, expandindo assim, sua rede de atendimento como uma escola parceira do governo estadual e federal.

No Brasil, a educação técnica profissional assumiu funções estratégicas, tendo em vista o desenvolvimento sócio econômico sustentável. A relevância do nível de educação desenvolvido pelo IEP através de seu Sistema de Ensino diferencia-se por ser desenvolvida por profissionais altamente capacitados em suas áreas. Entre outros fatores: o atraso tecnológico; a necessidade de elevação do nível de escolaridade e de capacitação técnica e tecnológica da população e a urgência de inclusão de profissionais no mundo do trabalho são sinérgicos com a proposta IEP.

O Grupo IEP apostou, no desafio de ser licenciadora e proporcionar oportunidades para que investidores tornem-se patrões. Alem de estar ao lado de uma marca sólida o investidor possui garantias.

Para o Grupo IEP, a conquista de novos mercados com velocidade e usufruindo de capital de terceiros com responsabilidade é atrativo, porque, assim, o licenciado passa a fazer parte de um time vencedor, porém, nunca deverá esquecer que licença não é sinônimo de sucesso e sim de trabalho, pois o sucesso é consequência. Afinal, são anos de trabalhos e pesquisas, estudamos as peculiaridades de cada empresa de nosso segmento, buscamos trazer diferenciais que possibilitem a todos saírem satisfeitos pedagogica, espiritual e claro, financeiramente.

Visando à atual conjuntura econômica, social e educacional do Brasil, é crescente a demanda pela oferta de mão de obra qualificada, que hoje assegura 80% de contratações no mercado de trabalho. Diante das tendências mercadológicas o IEP se tornou pioneiro na formatação de licenças pedagógicas de cursos técnicos profissionais de nível médio no país, com metodologia exclusiva e gestão educacional diferenciada. A licença consiste em ceder ao licenciado o direito de uso do Sistema de Ensino próprio, associado ao direito de distribuição dos materiais didáticos, vedada a sua comercialização a terceiros a qualquer título.

Carlos R. Soares – Diretor Presidente

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